quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CINZELADO

A técnica do repuxo e cinzelado é muito antiga, é utlilizada não só em joalheria, mas também na confecção de adornos e objetos.

Estive na Argentina agora, pesquisei muito sobre o assunto e achei verdadeiros tesouros por lá.

A "Plateria Argentina" é muito rica, trabalha-se muito a técnica do cinzel na confecção de cabos de facas e adornos para cuias, bombas de mate e outros artigos característicos usados pelos "gauchos" da região. Na verdade, as tradições argentinas e uruguaias confundem-se e mesclam-se com as da região sul do Brasil, onde vivo, pela proximidade e pelas características geográficas.

O amigo Germano, da matéria abaixo, era um mestre no cinzelado. Trabalhou na Eberle e antigamente, fazia à mão os desenhos, altos e baixos relevos das linhas de talheres. Admiro muito quem, apesar de toda tecnologia disponível hoje em dia, utiliza suas habilidades pessoais para o trabalho, isso é um dom.


O nome Argentina vem do latin argentum, que significa prata. Esta denominação remonta as viagens dos primeiros conquistadores espanhóis no Rio da Prata. Os náufragos da expedição de Juan Díaz de Solís encontraram nesta região o povo indígena, foram presenteados com objetos de prata, os quais foram levados à Espanha por volta de 1524, assim como a notícia da existência da Sierra del Plata, uma montanha rica nesse metal precioso. Assim que surgiu a denominação do Rio da Prata.

Nenhum comentário: